Você sabe o que são pneus Run Flat?

0

Ter pneus que, mesmo furados por acidente, possibilitam andar com o veículo por até 80 quilômetros normalmente. Para quem acha que isso só pode acontecer no futuro,  está enganado. É uma realidade. Isso porque os pneus do tipo Run Flat se tornaram uma tendência cada vez mais presente em carros premium. Com várias vantagens, eles vêm modificando muito o setor automotivo brasileiro.

Os pneus Run Flat começaram recentemente a serem fabricados no Brasil, especificamente em Feira de Santana, na Bahia. O que prova que o mercado de automóveis no país é grande o suficiente para ter esse tipo de produção, o que era só comum em outros países.

Todo mecanismo de funcionamento do Run Flat é diferente dos demais. Ele possui reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda). Por isso, quando esse pneu está sem ar em seu interior, o peso do veículo fica apoiado todo na camada reforçada. E isso possibilita que o pneu ainda rode por uma determinada quilometragem, que pode variar até 80 km, dependendo do fabricante.

Comuns em carros BMW e Mercedes-Benz, os pneus Run Flat só apresentam benefícios ao consumidor. É o que explica o consultor de vendas da Vitória Motors, Job Francisco de Paula. “O fato do pneu não murchar mantém o carro estável, mesmo que o furo aconteça com o veículo em movimento. Além disso, é possível reduzir o peso do veículo, já que não se precisa de estepe e por consequência, pode haver também uma considerável redução no consumo de combustível”, ressalta.

Apesar de ser restrita a alguns tipos de modelos automotivos, a tecnologia Run Flat deve ser adotada em outras categorias, conforme ganha escala de utilização. Com isso, os fabricantes de automóveis e de pneus tendem a migrar para a fabricação desse tipo de pneu, para fornecer mais segurança, comodidade e claro, inovação aos motoristas.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here