Testamos o Hyundai HR

0

Com a atual facilidade para abertura de empresas, novos empreendedores vão aparecendo e buscando agilidade no trânsito atual. Com isso cresce o número de utilitários de carga leve nas garagens.

Outra vantagem é a possibilidade de ser dirigido por pessoas com CNH categoria B, o que já ajuda com a questão de contratação de motoristas de categorias menores. Outro fato é o tamanho, sendo fácil conduzir no dia a dia do trânsito.

E um desses utilitários, muito bem vendido é o  Hyundai HR, por isso testamos o modelo para saber porque o modelo é tão procurado. 

Hyundai HR

O Hyundai HR é o caminhão leve mais vendido no Brasil, com versão única e chassi pronto para receber carroceria adequado para cada tipo de negócio.

Ele vem equipado com motor 2.5 de 130cv a 3.800rpm e 26kgfm e câmbio manual de 6 velocidades. O modelo é oferecido com dois pacotes, DA10 e DA12. Esse pacote tem como diferencial ar condicionado, regulagem de altura do volante e rádio bluetooth.

Dimensões

O HR é bem fácil de ultilizar no dia a dia pois não é tão grande pois mede 4,850mm e 2,430mm de entre-eixos. Sua suspensão dianteira é braços triangulares com barra de torção e amortecedores hidráulicos de dupla ação e eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores hidráulicos na treseira.

Segurança

Os itens de segurança são padrões nos dois pacotes disponíveis, com Airbag duplo, ABS e barra de proteção laterais.

Ao volante

O HR é bem tranquilo e divertido de dirigir, pois apesar de se tratar de um caminhão o conforto é de um carro comum.

O que testamos foi a opção DA10, a mais básica, que não possui ar condicionado e nem rádio.

O interior é bonito, os bancos são de tecido com capacidade para até 3 pessoas, o painel é plástico com textura e tom de cor mais claro. O painel de instrumentos é simples com iluminação verde.

Impressões ao dirigir

O HR anda bem, tem boas respostas com peso, isso porque testamos ele vazio e também carregado. 

Foto: Gustavo Lopes

A configuração que testamos era com baú, com ele vazio balançava muito, pois a suspensão é bem macia mas quando coloca carga no baú ela diminui essa sensação de balançar demais.

Apesar de que o que dirigimos não tinha regulagem de altura do volante, ele tem uma boa imponhadura, isso porque os bancos são mais altos, ficando assim um pouco acima e dando uma boa posição ao dirigir.

O que senti falta no HR foi a opção de baixar o banco do meio e transformar em uma pequena bancada, bem útil para quem trabalha com ele.

Essa opção é disponível no seu concorrente JAC V260 e Kia Bango.

Concorrentes

O HR apesar de ser líder na categoria tem concorrentes, que inclusive está crescendo.

Veja alguns rivais e seus preços.

Kia Bango 

 O Bango usa o mesmo motor 2.5 turbo diesel de 130cv e seu preço divulgado é de R$ 81.990.

JAC V260 

O JAC tem motor 2.0 diesel e já vem de série com ar condicionado e rádio bluetooth. Seu preço divulgado é de R$ 85.990.

Volkswagen Delivery Express

O Delivery é o mais novo entre os caminhões leves e a Volkswagen está apostando nessa nova categoria. O modelo conta com motor 2.8 de 150cv e seu preço R$ 118 mil.

O Hyundai HR é oferecido pelo preço inicial de R$ 81.990 e no ES o HR é encontrado na Prime Hyundai.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here