Mercedes-Benz Classe G completa 40 anos e destaca o sucesso do modelo

0
29
Mercedes-AMG G 63. Exterieur: designo mysticweiß bright, Exterieur-Edelstahl-Paket;Kraftstoffverbrauch kombiniert: 13,1 l/100km; CO2-Emissionen kombiniert: 299 g/km* Mercedes-AMG G 63. Exterior: designo mysticwhite bright, Exterior-Stainless steel-Packet;Fuel consumption combined: 13,1 l/100km; CO2-emissions combined: 299 g/km*

Em 2019, a Mercedes-Benz comemora o aniversário de 40 anos de um dos modelos de maior sucesso da sua história. O emblemático Classe G chega a sua quarta década e se mantém como um ícone no portfólio da marca.

O acordo de colaboração entre a então Daimler-Benz AG e Steyr-Daimler-Puch, que começou no início dos anos 1970, na cidade austríaca de Graz, é agora uma peça única da história automotiva. Na época, o conceito do novo veículo off-road era, por si só, incomum: combinava alta performance off-road com plena capacidade de tráfego e segurança, além de itens que acompanham o modelo até os dias de hoje, como a tração nas quatro rodas, por exemplo.

O ano era 1975 quando a decisão foi tomada de iniciar a produção em série dos modelos G, como eram chamados na época. Ao mesmo tempo, foi decidida a construção de uma nova fábrica em Graz, onde os veículos são fabricados até hoje. Apesar de tanto tempo já ter passado, cerca de 80% de todos os veículos desta família já produzidos ainda estão em uso, o que prova a excelente qualidade e durabilidade do veículo, que somente em 1993 passou a ser chamado como conhecemos hoje: Classe G.

Foto: Divulgação

Nesta longa e bem-sucedida trajetória, o clássico off-road da Mercedes-Benz já foi visto em diferentes versões especiais. O automóvel já mostrou sua versatilidade em operação com a polícia, bombeiros e serviços de resgate. O modelo G também é conhecido em todo o mundo como o “Papamóvel”. O Mercedes-Benz 230 G pintado em madrepérola com um corpo especial transparente acompanhou o Papa João Paulo II em numerosas jornadas entre as décadas de 1980 e 1990.

20 anos de desempenho off-road

Seu 20º aniversário, em 1999, foi também o começo de um capítulo de grande sucesso na história do Classe G: a primeira variante da AMG entrou no mercado na forma do G 55 AMG. Antes disso, o Classe G só estava disponível na AMG como versões individuais.

Dez anos depois, em seu aniversário de 30 anos, em 2009, o Classe G recebeu novos equipamentos, o que aumentou o conforto interior e a exclusividade. Os bancos dianteiros otimizados ergonomicamente passaram a oferecer mais apoio, enquanto novos designs e assentos climatizados tornaram o ícone off-road ainda mais luxuoso.

Em 2012, o Classe G foi aprimorado ainda mais, graças a uma ampla gama de equipamentos, um interior  com ainda mais qualidade, modificações exteriores suaves e novos recursos de segurança e conforto, como o DISTRONIC Plus e o sistema de assistência de estacionamento PARKTRONIC.

O ano de 2017 também tem um papel importante nesta trajetória de quarenta anos, foi quando a 300.000ª unidade do Classe G foi retirada da linha de montagem em Graz e entregue ao público. Neste mesmo ano, fãs do modelo de todo o mundo determinaram a especificação do veículo votando em seus equipamentos e componentes favoritos na página oficial do Classe G no Facebook.

A maior mudança da história:

Em 2018, o Brasil viu de perto a força bruta do modelo. O ícone mundial entre veículos off-road de alta performance, o Mercedes-AMG G 63, foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo totalmente renovado na edição especial de lançamento Edition 1, que se caracteriza pela construção refinada, novo design exterior, acabamento interno ainda mais luxuoso e altíssimo nível de conforto acústico. Mantendo a robustez características do modelo desde seu lançamento, em 1979, o visual desta versão é dominado pela esportividade da grade Panamericana, acompanhada pelos arcos de rodas salientes, marcantes ponteiras do sistema de escapamento e as rodas com até 22 polegadas de diâmetro. Atualmente, a versão Mercedes-AMG G 63 está disponível no mercado brasileiro.

 

O futuro: o G-Class Experience Center, em Feldkirchen

Para celebrar com o aniversário de quarenta anos, um presente muito especial está sendo preparado para fãs do modelo: em um futuro próximo, o G-Class Experience Center será inaugurado oficialmente no antigo aeródromo da Nittner, em Feldkirchen, a cerca de 15 km ao sul de Graz. O centro irá oferecer aos clientes de todo o mundo a oportunidade de testar as extensas capacidades do Classe G, para desenvolver ainda mais suas habilidades de direção mesmo em terrenos extremos e experimentar o que está por trás dos critérios de qualidade da marca. Próximo dali, na montanha de Graz, está localizada a Schöckl Mountain, a lendária pista de testes onde o Classe G prova sua força e robustez no percurso de 5,6 quilômetros com inclinações de até 60%, representando situações extremas.

Foto: Divulgação

As condições são igualmente desafiadoras no local do novo G-Class Experience Center, com 100.000 m2. Juntamente com uma área de recepção e apresentação, há quatro módulos de teste no total: uma seção off-road natural e artificialmente criada; o G-Rock, com inúmeras rampas de aproximação com gradientes de até 100%, e uma seção on-road, nas antigas taxiways. É aqui onde os pilotos podem experimentar os limites de suas habilidades com manobras com freios extremos e em percursos de slalom.

Durante a fase de construção, um grande cuidado foi tomado para lidar com as condições existentes com sensibilidade: o percurso na área natural off-road foi adaptado ao local em parceria com especialistas para garantir que árvores e ecossistemas que necessitam de proteção permanecessem intactos.

“Há 40 anos, a combinação de  componentes on e off-road foi um conceito revolucionário. O atual Classe G continua seguindo esta tradição, mantendo seu design em forma de caixa com suas linhas e formas retas ao mesmo tempo em que se renova e se mantém atual. Seu alto desempenho tecnológico hoje forma a base para seu status como um ícone automotivo. Unindo design único, potência em todos os terrenos e alta tecnologia, o Classe G é força bruta!”, diz Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here