Avaliação: Em qual investir? HB20 Turbo ou 1.0 aspirado?

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HB20


O Hyundai Hb20 chegou na sua segunda geração fazendo barulho, positivamente ou negativamente dependendo do ponto de vista de cada um.
Na minha opinião foi positivamente pois o HB20 me agradou bastante.
Bom, tem alguns meses que testamos o HB20 durante o seu lançamento, que ocorreu em Comandatuba na Bahia. Durante o lançamento pude testar a versão top de linha do HB20 e HB20s. Essa avaliação você pode ler clicando aqui.
Mas agora testei as principais versões do HB20 e HB20s em Vitória.
Vamos começar falando da versão mais interessante, caso não tenha uma grana para investir no top de linha. Avaliei o HB20 1.0 Evolution. Essa é uma versão bem interessante, pois apesar de ser um 1.0 manual com motor aspirado e não um turbo ele é bem completo e muito bem equipado com vários itens de série que são oferecidos nas versões top de linha.

HB20 1.0 EVOLUTION

Foto: Gustavo Lopes / Hb20 Evolution MT


O visual desta versão é agradável, não tem assinatura em led, mas sim farol comum com máscara negra.
A famosa grade que faz parte da nova identidade visual da marca tem a borda cromada e o interior preto. No para-choque tem elemento preto que liga os dois lados porém não tem farol de neblina.
Nas laterais são poucas as diferenças, começando pela maçaneta que é da cor do veículo, nas versões mais básicas ela é de plástico na cor preta e na top de linha é cromado. Já no retrovisor também é na cor do veículo com repetidor de seta já de série. Outro ponto positivo é que já vem equipado com roda de liga leve de “15” polegadas.

Interior HB20 Evolution

Foto:Gustavo Lopes/ Interior HB20 Evolution MT


No interior tem várias partes de plástico, o que é normal para essa categoria, mas nada fora do normal. Começando pelos bancos que são de tecido, mas é bem confortável.
No painel são poucas diferenças do top de linha, tem mesmo painel de instrumentos, ar condicionado com mostrador digital e aplique cinza ao invés de azul. Os difusores do ar são pretos.
No console central, tem porta objeto com tampa e conta com 2 entradas USB, sendo uma para carga rápida.

Motorização


O motor é um Kappa 1.0 com bloco e o cabeçote de alumínio de 3 cilindros com 12 válvulas. Ele produz 80 cv. A transmissão é manual de 5 marchas.

Ao volante

Ao volante o HB20 1.0 aspirado surpreendeu, é bem valente, cumpre com o que promete. O motor em baixa é um pouco manco, mas logo isso muda fazendo as trocas na hora certa. Em nosso teste fizemos um misto de cidade e estrada. Nesse teste podemos ver que é ótimo para o dia a dia da cidade, pois não precisa de tanto esforço, o lado ruim pode ser por conta da transmissão manual, mas isso não é um complicador, pois essa versão conta com transmissão automática.
Na estrada vai bem, em retas se sai melhor. Já na hora de fazer uma ultrapassagem tem que tomar cuidado, fazendo uma boa redução de marcha e assim prosseguir para ultrapassar.

HB20 Diamont Plus

A versão Diamont Plus é a top de linha e custa R$ 77.990 e é recheado de equipamentos de segurança. Além dos equipamentos de segurança, ele trás alguns mimos que as outras versões não trás.

Foto: Gustavo Lopes/ HB20 Diamond Plus

Vamos começar a falar pelo exterior. Nessa versão ele carrega faróis com projetor e Light Guide de LED que destaca a nova identidade visual do modelo. Mais a baixo a grade tem detalhes cromado na borda e no interior da grade. Além disso, conta com o farol de neblina.

Na lateral as diferenças esta na roda de liga leve diamantada aro “15’’ e maçaneta cromada.
Já na traseira tem lanternas escurecidas, câmera de ré e sensor de estacionamento. Vale lembrar que a luz de ré da nova geração do HB20 fica no para-choque.

Interior

No interior vou falar as mudaças a mais do evolution. Por dentro nessa versão é na cor marron, são materiais leves ao toque. O painel tem aplique azul, assim como os detalhes da custura dos bancos de couro, forro de portas, entre outros detalhes.
Como essa versão conta com o cambio automático, ele também possui apoio de braço com regulagem.

Segurança

O HB20, nessa versão, conta com o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo, exclusivo na categoria, utiliza a câmera no para-brisa para identificar carros e pedestres a frente, em caso de risco de colisão, é emitido um alerta sonoro e os freios são acionados. Ainda tem Alerta de mudança de faixa, 4 airbags, assistente de partida em rampa e controle de tração e estabilidade.

Motorização

O Motor é um TGDi flex com injeção direta, que entrega 120cv de potência e 17,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas.

Ao volante

Com certeza essa é a versão mais divertida, pois esse motor TGDi é muito eficiente, pois entrega os 120cv ao um toque, isso porque são 17,5 kgfm de torque aos incríveis 1500 rpm. Incrível pois essa entrega só encontramos em carros esportivos, o que não é o caso do HB20.

Durante o lançamento do modelo a Hyundai disponibilizou para os jornalistas um experiência bem bacana, uma pista de aeroporto para que nós pudessemos acelerar bem com o modelo. É claro que pisei fundo no acelerador. Mas isso foi lá no lançamento na pista de pouso disponibilizada para testes, aqui em Vitória andei no sapatinho respeitando as leis de trânsito, claro.
Aqui, na cidade, o teste foi ver como ele se comporta em ciclo urbano, com o anda e para da cidade.
Isso foi feito com facilidade, economizando combustível pois conta com o start & Go, sistema que desliga o motor quando o carro para em um semáforo por exemplo.
O carro é bem confortável, os bancos têm bons ajustes e regulagem de altura. Nesse caso ele também conta com apoio de braço com regulagem.

O que ele fica devendo é uma saída de ar condicionado, saída USB e tomada 12v para quem vai atrás.

HB20S Diamont Plus

Essa variação do sedã foi a que me chamou atenção, pois tem belos caimentos, linhas modernas seguindo a linha fastback. O interior e itens de segurança são os mesmo do hatch, por isso não vou citar esses detalhes.
O que posso dizer do sedã é que no interior ele conta com tons claros no painel e bancos. No painel ele tem aplique em preto.

Foto:Gustavo Lopes / HB20s Diamond Plus

Mas novamente falta uma saída de ar condicionado e entradas USB para quem vai atrás. Mas apesar desse detalhe, o HB20S teve melhoras, ele cresceu, agora são 2,53 metros de entre-eixos. Esse aumento deu bastante resultado, principalmente para quem viaja no banco de trás. Outro bom resultado é o porta-malas que agora passa de 450 litros para 475 litros.

Ao volante

Como é de se imaginar essa versão é mais confortável, tem bons ajustes de suspenção, os bancos são de excelente qualidade. Assim como o hatch, tem bons resultados de motorização.
Sua central multimídia é bem completa e de fácil manuseio. Conta com Android Auto e Apple Car Play.
Uma coisa que me desagradou no HB20S foram as rodas aro “15”. Poderia ser uma maior pois da a impressão que é bem menor do que realmente é olhando o carro pela lateral.

Resumindo, a Hyundai trouxe uma gama de versões para diferentes bolsos e gostos, mas claro que sempre tem um que agrada mais. No caso do HB20 eu iria no Evolution 1.0 manual, pois oferece muita parte dos equipamentos do top de linha com preço mais em conta. Mas se quiser um motor turbo e não aspirado, você pode ir no Evolution 1.0 turbo. Mas se tiver uma boa grana pode ir claro na Diamont Plus, a versão top da gama HB20.

Essa matéria foi realizada em parceria com a Tai Motors Vitória e todos modelos testados estão disponíveis para teste drive.

Valores:

HB20 1.0 Evolution aspirado R$ 53.490
HB20 1.0turbo Evolution R$ 67.190
HB20 Diamont Plus R$ 77.990
HB20s Diamont Plus R$ 81.290

24 de fev de 2020

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